O que é Front-end, Back-end e Full Stack: características e linguagens

Por conta dessas questões, é hoje uma das linguagens mais utilizadas no mundo. Além disso, diferentemente das operações de interface, estas são executadas em linguagens entendidas por servidores. Imagine que quem trabalha com front-end está desenvolvendo essa camada, essa interface. Vamos apresentar para as pessoas usuárias essas marcações, dialogar visualmente com elas, abrir uma https://www.deviantart.com/tumpa54dfg agenda, mostrar quais são os dias disponíveis para marcar uma consulta. CSS é uma linguagem de design simples com a intenção de simplificar o processo de tornar as páginas da web mais apresentáveis. O hipertexto define o link entre as páginas da web e a linguagem de marcação é usada para definir a documentação de texto dentro da tag que define a estrutura das páginas da web.

As linguagens de back-end podem ser divididas em alto e baixo nível, mas essa divisão é mais teórica, uma vez que, para trabalhar com servidores para web ou para apps, apenas as linguagens de alto nível serão utilizadas. Na plataforma DevMedia você encontra um guia com todo oconteúdo necessário para iniciar seus estudos e se tornar um programadorFront-end web. Você terá uma equipe especializada para tirar todas as dúvidasque quiser e será estimulado a seguir com os estudos através de uma plataformagamificada, onde seus estudos valem pontos e certificados.

Áreas de atuação back-end

Ele é usado para estabelecer diferentes estilos de elementos HTML, como fontes, cores, margens, entre outros. Há uma vasta biblioteca de APIs disponíveis para desenvolver aplicativos e também uma grande comunidade de desenvolvedores Java ativos que oferecem suporte e recursos compartilhados. Uma das características mais marcantes de Java é sua portabilidade, ou seja, a capacidade de executar o mesmo código em diferentes sistemas operacionais sem a necessidade de modificá-lo.

Viu como é fácil entender o que é front-end e back-end e as diferenças dessas áreas? E se um profissional de programação for expert nos dois segmentos, ele é conhecido como full stack. Uma pessoa com esses conhecimentos, portanto, tem a capacidade https://dzone.com/users/5124419/tumpa54dfg.html de desenvolver toda a estrutura de um website, seja a visível ou a invisível. No desenvolvimento web, chamamos de front-end a parte responsável por aspectos visíveis e interativos de uma página web, da parte de quem o acessa (cliente).

O que é um desenvolvedor Back-end

Um dicionário Python é uma coleção com elementos chave-valor que permite representar melhor o mundo real. Pessoas de todas as outras áreas em um time de TI podem se beneficiar com o conhecimento dessas áreas essenciais. O JavaScript é uma linguagem extremamente versátil — tanto que também pode ser aplicada no lado do servidor.

  • Por outro lado, o back-end é o que está por “trás” da aplicação, atuando no que o usuário não pode visualizar.
  • Além disso, invista em treinamentos e desenvolvimento de habilidades para garantir que a sua equipe esteja preparada para lidar com os desafios do mercado atual.
  • A parte mais robusta e complexa da lógica de programação de um site vai ser definida pelo que chamamos de back-end.
  • A página onde vemos, selecionamos o produto e escolhemos aforma de pagamento – é o Front-end.
  • Por isso seu perfil precisa ser mais centrado, ao mesmo tempo que as soft skills são muito importantes.

Por isso, é importante que esse desenvolvedor também se preocupe com a experiência do usuário. Desenvolvedores de front-end entendem a experiência do cliente e atendem às necessidades do usuário. Suas principais habilidades são proficiência https://justpaste.me/stp3 em JavaScript, CSS e HTML e conhecimento de design na criação de fluxos de usuário visualmente atraentes. Desenvolvedores de front-end também aprendem várias estruturas de front-end e sabem como conduzir a otimização de desempenho.